segunda-feira, 28 de março de 2011

A Gruta Nossa Senhora de Itaúna acolhe a Celebração de envio da PV/SAV - Foranias de Santo Antônio e Santana

Aconteceu na Gruta de Nossa Senhora, em Itaúna – MG, dia 20 de março de 2011, o encontro da Pastoral Vocacional (PV) e do Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Pe. Everaldo Quirino, coordenador diocesano da Pastoral Vocacional conduziu o encontro, que reuniu mais de 100. Estiveram presentes: grupos representantes das paróquias de São Sebastião de Juatuba, Paróquia de Santo Antônio de Mateus Leme, de São Sebastião de Azurita, Paróquia de Coração de Jesus de Itaúna, Nossa Senhora da Piedade de Itaúna, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima de Itaúna, São José de Itaúna, e, também, sete seminaristas do Propedêutico.

Pe. Everaldo acolheu a todos na capela da gruta e fez uma apresentação do sobre a atividade, a missão e, o significado das siglas PV/SAV. Foi oportunizada, nesse momento uma troca de experiências entre os participantes das diferentes paróquias e comunidades com destaque para a diversidade das ações de cada equipe pastoral.

Em seguida, Pe. Everaldo apresentou a mensagem do Papa Bento XVI sobre o 48o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema “Propor as Vocações na Igreja Local”. Pe. Everaldo pediu que todas as paróquias e comunidades, no dia 15 de maio de 2011, empenhem-se na realização deste momento tão significativo e importante para Igreja.

Às 11h foi celebrada a Santa Missa e, em seguida, realizou-se uma procissão até a Gruta de Nossa Senhora de Itaúna para a bênção do Envio, onde sob o olhar e a proteção de Maria, todos receberam a graça e a bênção de Deus para iniciar a missão no ano de 2011.
Pe. Everaldo destacou a participação de casais, jovens e crianças e a gratidão a todos aqueles que contribuíram para a realização do encontro que culminou com o almoço de confraternização. Um encontro dos discípulos de Cristo nos tempos atuais, unidos na oração pelas vocações que brotam da fé cristã.
Que o Senhor da messe envie muitos operários, pois a messe é grande e poucos os operários!
Cleusa M. G. Moreira – agente da Pastoral Vocacional (Comunidade São Vicente de Paulo – BoaVista / Juatuba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVANGELHO DO MÊS LUIS FERNANDO

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

Queridos irmãos e irmãs, daqui a alguns dias estaremos vivenciando como igreja o tempo da quaresma, tempo este que nos faz voltar o nosso olhar para dentro de si e analisarmos nossas atitudes para que possamos melhorá-las.
O texto que iremos refletir é segundo Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois disse a todos: “ Se alguém quiser me quer seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” ¬¬¬_ Palavra da salvação.

Tomar a nossa cruz de cada dia. Este é o pedido de Jesus para cada um de nós. Há tantas cruzes no nosso dia-a-dia: na familia, o alcoolismo,as drogas , a falta de diálogo entre os cônjuges e os filhos, no trabalho: a falta de valorização, exploração, salários, na sociedade: a violência e a falta de amor, e no governo: a falta de recursos básicos ás pessoas necessitadas.
Não basta apenas carregar mas caminhar, tentar mudar estas realidades do nosso mundo de hoje.
Mas nunca poderemos carregar e mudar estas cruzes do mundo de hoje, sem a presença de Deus, pois é ela que nos dá perseverança e que não nos deixa desanimar a frente das dificuldades, convém primeiramente entregar tudo nas mãos desse Deus tão bondoso e misericordioso.
Então que nós possamos ver nestas cruzes, a nossa verdadeira missão ajudar e amar o próximo, nas suas dificuldades e seus defeitos ajudando a construir uma Igreja e sociedade cada vez melhores.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
Luis Fernando A. Cruz

Uma Questão de Escolha - Padre Fabio de Melo

10/03
Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

Mensagens de Reflexão Lidas no Programa