quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MISSA DE POSSE DO PADRE ADILSON NERES VIEIRA

MISSA DE POSSE DO PADRE ADILSON NERES VIEIRA

No dia 23/01/2011, a comunidade Santo Antônio de Igaratinga participou, com imensa alegria, da missa de posse do Padre Adilson Neres.
Foi um momento de muita emoção vivido pelos paroquianos da paróquia Santo Antônio, pois celebrava-se a posse do novo padre, a despedida do padre Antônio e a primeira visita de Dom Tarcísio em nossa paróquia. O seminarista Leonardo Moisés também estava presente na celebração.
Padre Adilson era pároco na Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Santanense-Itaúna-MG, onde fundou  a Associação dos  filhos de Maria, reunindo homens em oração.
Várias pessoas de outras paróquias participaram da celebração.


Novo aplicativo de confissões é aprovado pela Igreja

Para aqueles que ainda não sabem da novidade, foi criado um aplicativo para o iphone  que ajuda os fiéis na hora da confissão. Pelo visto a tecnologia já está incorporada até em segmentos mais tradicionais, como a Igreja.
A Igreja, por sua vez, aceitou e aprovou o novo aplicativo. Ele foi desenvolvido com a ajuda de vários padres e o programa possui  o nome de “Confissão”.

Este novo aplicativo, registra os pecados dos penitentes e ainda fornece dicas e conselhos. Para quem pensa que tudo é gratuito, enganou-se, cada vez utilizado, custará aos pecadores o valor de 1euro e meio.
Conforme informações, o programa possui a função de fazer com que os usuários façam uma análise da sua consciência. Porém,não considere-se isento de ir ao confessionário tradicional!
Essa novidade surgiu após o Papa bento XVI, no Dia Mundial das Comunicações, ter dito que não há pecado em utilizar as redes socias e, de certa forma, encorajou os jovens católicos a fazerem o bom uso da sua presença on-line e somente partilhar com os outros usuários informações relevantes.
Não é a primeira vez que a igreja Católica mostra interesse nos meios tecnológico.Em 2007 o Vaticano lançou um canal próprio no Youtube, e ainda, após dois dois, criou uma aplicativo para o Facebook, este que permite aos usuários enviarem postais virtuais com imagens do Papa.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mensagens de Reflexão

O SILÊNCIO EM NOSSAS VIDAS


O silêncio é doçura: Quando não respondes às ofensas, Quando não reclamas os teus direitos, Quando deixas à Deus a defesa da tua honra. 

O silêncio é misericórdia: Quando te calas diante das faltas de teus irmãos, Quando perdoas sem remoer o passado, Quando não condenas, mas intercedes em segredo. 

O silêncio é paciência: Quando sofres sem te lamentares, Quando não procuras consolação junto aos homens, Quando não intervéns, esperando que a semente germine lentamente. 

O silêncio é humildade: Quando te apagas para deixar aparecer teu irmão, Quando, na discrição, revelas dons de Deus, Quando suportas que tuas ações sejam mal interpretadas, Quando deixas os outros a glória da obra inacabada. 

O silêncio é fé: Quando te apagas, sabendo que é Ele quem age... Quando renuncias às vozes do mundo para permanecer na Sua presença... Quando te basta que só Ele te compreenda.



OLHOS FIXOS

Um adolescente foi castigado por seus pais várias vezes, porque vivia errando. 
Chegou à conclusão de que não conseguiria se corrigir, assim dirigiu-se ao diretor de seu colégio e humildemente perguntou: 
Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? 
Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo! 
O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo: filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas,entre em todos os cantos e becos, nos jardins,no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água. Impossível, não vou conseguir! Disse o jovem. 
Se você quiser vai conseguir sim - disse o mestre. 
O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu das salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água. O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e lhe diz: 
Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? 
Não viu seus colegas que estavam bebendo, ou aqueles que estavam fumando? 
Não - responde o jovem - eu estava com os olhos fixos no copo. 
O mestre sorri, e diz: Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado. 
Olhe para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida! Só Ele pode dar um sentido especial para o seu viver! 

Estratégia

Dizem que certa vez, estava um cego sentado no passeio, com um boné em seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "Por Favor Ajudem-me, Sou Cego". 
Um criador de publicidade que passava por ele, parou e observou umas poucas moedas no boné. Sem lhe pedir permissão, pegou o cartaz, deu volta, pegou um giz e escreveu outro anúncio. 
Voltou a colocar o pedaço de madeira sobre os pés do cego e se foi. 
Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmolas, e seu boné estava cheio de notas e moedas. 
O cego reconheceu seus passos e lhe perguntou se tinha sido ele que escreveu seu cartaz e sobretudo, o que ele tinha escrito. O publicitário lhe respondeu: 
-- Nada que não esteja certo com seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e seguiu seu caminho. 
O novo cartaz dizia: 
"Hoje é Primavera, e não Posso Vê-la!" 
Mudemos de estratégia quando as coisas não nos saem bem, e veremos que o resultado poderá ser diferente. 

Reinvente-se

Todo o dia quando você se levanta , a vida lhe presenteia com mais uma oportunidade para mudar , crescer e evoluir , mas nós acostumados com a nossa rotina diária , relegamos esta oportunidade e passamos mais 24 horas sem realizar nada de novo , nada surpreendente, continuamos algemados a nossa limitações diárias , tomamos o mesmo café , fazemos o mesmo caminho para o trabalho , levantamos e vamos dormir praticamente ao mesmo horário , realizamos as mesmas tarefas , almoçamos e jantamos uma variação limitada de alimentos , amamos sempre do mesmo jeito , tornando a vida mais uma atividade a ser cumprida. PARE. 

Conheço pessoas que sonham com um amanhã diferente cheio de aventuras e oportunidades mas não têm espaço na agenda para fazer isso , enfim estão procrastinando a vida. parecem que estão apenas acumulando os anos para se aposentarem da vida. 

Reinvente-se. 

Acorde mais cedo e assista o nascer do sol , altere o cardápio do café da manhã , faça caminhos diferentes para o trabalho , desligue o radio , leia os outdoors na rua , estacione o carro sempre de um modo diferente , almoce com pessoa diferentes em lugares diferentes , mude seu visual , convide seu amado(a) para fazer coisas diferentes , deixe bilhetes apaixonados pela casa , elogie seus filhos , assista um filme polemico ou um drama sem medo de se emocionar , descubra os seus sonhos e os coloque na frente da sua lista de prioridades , recupere aquela energia de quanto tinha pouco mais de 20 anos e o mundo estava a seus pés , pronto para ser conquistado. 

Mude algumas atitudes e surpreenda a si mesmo. 

Quero ser como um televisor

A professora Ana Maria pediu aos alunos que fizessem uma redação e nela colocassem o que eles gostariam que Deus fizesse por eles. 
Já em sua casa, corrigindo as redações, ela se depara com uma que a deixa muito emocionada. Neste momento, o marido entra e pergunta: 
- O que aconteceu? 
- Leia você mesmo! 
Era a redação de um menino, que dizia: 
"Senhor, esta noite eu quero te pedir algo muito especial. 
Por favor, me transforme em um televisor. Quero ser como a TV da minha casa. Quero ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao meu redor. 
Quero ser levado a sério quando falo. Quero ser o centro das atenções, e ser escutado sem interrupções. 
Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona, e ter a companhia dos meus pais quando eles chegam em casa, mesmo que estejam cansados. 
E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. 
E ainda que meus irmãos "briguem" para estar comigo. 
Quero sentir que a minha família às vezes deixa tudo de lado pra passar alguns momentos comigo. 
Ao terminar de ler a redação, o marido de Ana Maria comenta: 
- Meu Deus! Coitado desse menino. Imagine como deve ser essa família! 
E Ana Maria responde: 
- Essa redação é do nosso filho! 
(Enviado por Edson Martos. Adaptado por Marco Fabossi) 






 

Noticias da Diocese de Divinópolis


Dom Tarcisio participa do Vigésimo Encontro para Bispos no Rio de Janeiro
O bispo da Diocese de Divinópolis – MG, dom Tarcisio Nascentes dos Santos participa do 20º Encontro para Bispos, que acontece no Centro de Estudos Sumaré, no Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2011, e que este ano, aborda os temas: “A Origem da Igreja” e “Razão de ser do Sacerdócio”.
Na abertura do encontro, dom Gebhard Ludwing Müller, bispo da diocese de Regensburg, Alemanha, ministrou a primeira palestra com o tema: “A origem da Igreja no ministério do Deus trino”. No primeiro dia do encontro, o bispo teve outra participação com a palestra “Sacralidade e constituição carismática da Igreja”.
Nas suas colocações, o bispo alemão explicou a origem da Igreja na autocomunicação de Deus, pois não é uma sociedade religiosa fundada pelos homens, a sua missão pode ser compreendida na criação, redenção e na consumação. Ele acrescentou que, o povo de Deus se torna “Corpo de Cristo”, porque ele, Cristo, é o mediador da salvação.
“Povo de Deus e Corpo de Cristo não são, portanto, conceitos simplesmente alternativos. Pelo contrário, eles precisam ser vistos em sua relação recíproca e à luz da autocomunicação histórico-salvífica do Deus trino. Somente através da encarnação do Filho e no Espírito Santo está aberto o caminho que nos leva ao Pai”, explicou.
Dom Müller aproveitou o contexto para fazer uma relação com o Concílio Vatino II, tema central do curso.Ele afirmou que o Concílio pode oferecer mais uma perspectiva para a tensão entre a vontade salvífica universal e a necessidade, para a salvação, de pertencer à Igreja concreta.
Para concluir a sexta palestra do curso, o bispo disse que a Igreja é o Sacramento através do qual Deus mostra, na história, sua divina vontade salvífica manifestada em Cristo, direcionando-a até a consumação escatológica.
“Tendo em vista tudo isso, a Igreja também se encontra em uma particular tensão. Como construção social, através de sua confissão de fé e sua estrutura, ela se limita e se distingue de outras. Porém ela é, ao mesmo tempo, internamente dinamizada, através de sua missão de servir à realização da vontade salvífica de Deus, que se tornou concreta em Cristo”.
A razão de ser do sacerdócio
Em um outro momento, após o intervalo, Dom Gebhard Müller ministrou a 7ª palestra do Curso sobre o tema “A missão sacerdotal da Igreja e da Eucaristia”. Desta vez, o bispo de Regensburg fez uma correlação interna e constitutiva entre Igreja e Eucaristia encontrada nos documentos do Concílio Vaticano II.

Ele refletiu sobre a Eucaristia e o sacerdócio serem relacionados um ao outro pelo próprio Jesus Cristo. E acrescentou que, na celebração da última ceia, Ele instituiu o sacramento da Eucaristia e do sacerdócio. De posse do conhecimento dessa relação, o sacerdote – também face à sua vocação – precisa compreender-se como homem eucarístico no fundo de sua existência.

“O saber profundo de ser Eucaristia o centro de nossa fé, centro que nos edifica, e onde Cristo nos reúne como sua Igreja, torna-se o estímulo necessário para manter aceso o anseio e a fome espiritual pelo mistério central da entrega de Jesus Cristo”, sublinhou.
O palestrante concluiu citando uma frase dita por Jesus aos Apóstolos: “Fazei isso para celebrar a minha memória!” (ICor 11,25). “Ele desejou que os bispos saibam acolher esse mandato como ensejo que estimula a penetrar no mistério da Eucaristia e possuí-la como centro da fé, pois o próprio Cristo se faz presente sob as espécies de pão e vinho”, concluiu.
Cardeal dom Cláudio Hummes
O cardeal dom Cláudio Hummes foi o responsável pela abertura das atividades desta quinta-feira, 3, no Encontro para Bispos. Ele presidiu a celebração eucarística com laudes. A participação de dom Cláudio no evento prevê ainda o encerramento, nesta sexta-feira, 4, com a palestra, “O clero: 50 anos após o Concílio. Desafio para os bispos”.
Fonte e Foto: CNBB e Arquidiocese do Rio

EVANGELHO DO MÊS LUIS FERNANDO

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

Queridos irmãos e irmãs, daqui a alguns dias estaremos vivenciando como igreja o tempo da quaresma, tempo este que nos faz voltar o nosso olhar para dentro de si e analisarmos nossas atitudes para que possamos melhorá-las.
O texto que iremos refletir é segundo Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois disse a todos: “ Se alguém quiser me quer seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” ¬¬¬_ Palavra da salvação.

Tomar a nossa cruz de cada dia. Este é o pedido de Jesus para cada um de nós. Há tantas cruzes no nosso dia-a-dia: na familia, o alcoolismo,as drogas , a falta de diálogo entre os cônjuges e os filhos, no trabalho: a falta de valorização, exploração, salários, na sociedade: a violência e a falta de amor, e no governo: a falta de recursos básicos ás pessoas necessitadas.
Não basta apenas carregar mas caminhar, tentar mudar estas realidades do nosso mundo de hoje.
Mas nunca poderemos carregar e mudar estas cruzes do mundo de hoje, sem a presença de Deus, pois é ela que nos dá perseverança e que não nos deixa desanimar a frente das dificuldades, convém primeiramente entregar tudo nas mãos desse Deus tão bondoso e misericordioso.
Então que nós possamos ver nestas cruzes, a nossa verdadeira missão ajudar e amar o próximo, nas suas dificuldades e seus defeitos ajudando a construir uma Igreja e sociedade cada vez melhores.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
Luis Fernando A. Cruz

Uma Questão de Escolha - Padre Fabio de Melo

10/03
Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

Mensagens de Reflexão Lidas no Programa