quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Retiro para seminaristas do Seminário de Teologia



Dom Tarcisio em retiro com o Seminário de Teologia
 
(Por Guilherme Machado)
 
Aconteceu do dia 24 ao 27 de janeiro, o Retiro Espiritual para a comunidade de Teologia de nosso Seminário Diocesano. O pregador foi Dom Tarcisio que ressaltou a importância da vida de oração, espiritualidade, dedicação aos estudos e compromisso necessários à vida daqueles que se preparam na intenção de se tornarem padres.
 
Além de aprenderem das palavras do nosso pastor, nossos seminaristas tiveram momentos de reflexão particular e oração comunitária da Liturgia das Horas, Ofício das Leituras, Missas, Santo Rosário e Hora Santa, com a participação do Bispo e do reitor, Padre Paulo Sérgio.
 
Esteve presente também Padre Zezinho acompanhando o retiro e colaborando em uma Celebração Penitencial, na qual Dom Tarcisio destacou a importância da participação no Sacramento da Reconciliação.
 
Padre Zezinho esteve disponível para ouvir nossos seminaristas em Confissão. É motivo de muita alegria e segurança para nossos seminaristas e para nossa Diocese a atenção e cuidado de nosso Bispo com seus candidatos ao presbiterato!


DISCURSO DE POSSE DE PE. ULYSSES CÉSAR


DISCURSO DE PE. ULYSSES CÉSAR
 NOVO PÁROCO DA
PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
ITAUNA - 22/01/11
Exmº e Revmº Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, nosso Bispo Diocesano
Revmº Sr. Pe. Carlos Antônio Medeiros, vigário paroquial da Paróquia de Santana, cuja pessoa, desejo cumprimenta aos demais sacerdotes da Forania de Santana,
Religiosos e Religiosas, Seminaristas e demais autoridades.
Amado Povo de Deus, caríssimos irmãos e irmãs,
 
De início, quero dizer que me causa sincera emoção adentrar a esta casa onde se tem como Patrono, o Sagrado Coração de Jesus. E esta emoção me faz refletir e rezar novamente o salmo 26:
O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.
Perante quem eu tremerei? 
 (Sl 26)
Com estas palavras reforço minha oração pessoal ao Senhor Deus da vida. Expresso aquilo que tenho sentido nos últimos dias, procurando meditar com mais intensidade nestas palavras, pois, é nele que coloco minhas forças, minha caminhada, minha vocação...
E assim faço minhas, neste momento, as palavras do salmista: “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.” (Sl 26)
Mas, por minha pequenez e minha fraqueza, levanto os olhos a ti Senhor,e pergunto: de quem eu terei medo? Perante quem eu tremerei? Esperar no Senhor e ter coragem? Sim. Mas é tão difícil quanto sentimos tão pequeno e que não conseguimos nem falar, sentimos despreparados e não aptos para a missão. Por outro lado escuto o doce chamado do Senhor: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. (Mt 4, 19b) E o que responderei? Nesta hora lembro-me do momento da Anunciação do Anjo a Maria e busco as mesmas palavras: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-me em minha segundo a vossa vontade”. (Lc 1,38)
Ao longo de toda a minha vida Deus tem sido muito bondoso e misericordioso para comigo. Deu-me a vida e a graça de ter nascido num ambiente familiar cristão, do ventre de Inides Serpa (mais conhecida como Nida) e Clóvis Tadeu Alvim e ao lado de minha querida irmã, Netinha, numa típica família moderna do meio urbano. Deu-me a graça de haver pais que muito se esforçaram para a criação de seus dois filhos. Criando-nos com muito sacrifício, mas com carinho e amor. Experimentei em minha vida a dor da separação de meu pai. Faltando apenas dois meses para minha ordenação diaconal, onde meu querido pai, faz sua experiência da ressurreição em Cristo, e parte para a casa de Deus.
Deus, deu-me a felicidade de ter sido feito cristão pelo sacramento do batismo na Catedral do Divino Espírito Santo, aos 15 de fevereiro de 1978, ter-me nutrido na Primeira Comunhão na mesma Igreja, aos 14 de dezembro de 1988 e me ungido na Crisma, também no mesmo Templo, onde se encontra a Cátedra de nosso Bispo, aos 28 de novembro de 1992.
Ao longo de minha vida Deus tem sempre me acompanhado, e especificamente, após a Crisma, senti sua presença mais forte nos grupos de jovens da Pastoral da Juventude, na evangelização na catequese infantil e crismal, da Paróquia Sagrada Família, e no discernimento vocacional ao lado das Equipes Vocacionais das Paróquias (EVP’S) e da Diocese. E em seguida, num aprofundamento maior em minha vocação, no Seminário Propedêutico e de Filosofia em Divinópolis; e ainda, no Seminário Maior de Teologia na Arquidiocese de Mariana.
Deus tem sido muito presente em minha vida desde quando me consagrei diácono no Centro de Convenções em Nova Serrana, ao lado de mais 8 irmãos de caminhada vocacional, no dia 09 de dezembro de 2007 e presbítero no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna, também ao lado de mais 07 irmãos diáconos, no dia 17 de maio de 2008. Deu-me a feliz oportunidade de fazer meu estágio diaconal na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Cláudio, assumindo as atividades no dia 20 de dezembro de 2007. E após a ordenação presbiteral, recebi a graça de continuar na mesma Paróquia da referida cidade, ficando por lá três anos muito bem vividos ao lado daquele povo que muito amo e os tenho em grande estima.
Pude experimentar novamente a graça do Senhor, ao poder servir a Diocese, auxiliando nos trabalhos da evangelização da Juventude, serviço que assumi com muito gosto e dedicação. Na generosidade da graça do Senhor, conheci e apaixonei pelos trabalhos do Movimento de Padre Henri Cafarrel, fundador do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (ENS), onde exerço a missão de Conselheiro Espiritual do Setor B em Divinópolis, ao lado do Casal Carla e Hernane, e ainda acompanho duas equipes, Nossa Senhora Mãe da Divina Providencia e Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
Agradeço a Deus os imensos benefícios concedidos em minha vida sacerdotal. Ao dileto Dom Tarcisio, agradeço a confiança em mim depositada. Agradeço ao nosso Vigário Forâneo, Pe. Francisco Cota, e aos demais presbíteros de nossa Forania, aqui muito bem representados pelo Revmo. Sr. Pe. Carlos Antônio, a acolhida e amizade. A Paróquia de Cláudio, aqui tão bem representada, agradeço a oportunidade do meu crescimento sacerdotal e pastoral nos meus 03 anos de ministério tão fecundos e felizes, e pelo acolhimento humano e sincero. A Paróquia Sagrada Família em Divinópolis, aqui também representada, a paróquia que me enviou para o Seminário e que carinhosamente me acompanha nos diversos momentos especiais de minha vida. Aos diversos movimentos de evangelização da Juventude, que sempre me acompanharam e estiveram ao meu lado nos momentos alegres e difíceis ( a saber, o Movimento Jovem de Espiritualidade Getsêmani, Comunidade Católica Sacramento de Amor, Pastoral da Juventude, Cursilho Jovem de Cristandade e Ministério Jovem da RCC).
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a comunidade religiosa das Carmelitas do Divino Coração de Jesus, e filhos (as) paroquianos que hoje me recebem, em prece rogo: rezem por mim para que, com a luz do Espírito Santo e na humildade de coração eu possa apascentar este rebanho hoje a mim confiado.
A presença de Deus é visível quando me coloco ao lado da Evangelização das Juventudes, no acompanhamento da Equipes de Nossa Senhora (ENS), na luta pelo direito a vida, na busca de políticas públicas que viabilizem uma qualidade de vida para todos. Deus é vivo quando me coloco ao lado dos que são solidários com os pobres e quando os mesmos, ao mesmo tempo, se apresentam carentes e sedentos de Deus e da sua verdade.
A nomeação como pároco de Santanense chegou-me no início deste ano, a saber no dia 03 de janeiro, quando reunidos com Senhor Bispo, num encontro com Padres que possuem de 0 a 10 anos de ordenados. Neste dia dedicado a Santa Genoveva, onde o povo francês recorria a sua santa, protetora nas horas de calamidade e perseguição, eu me recolhia em oração para meditar todos estes acontecimentos novos. Estava diante de um pedido de meu Bispo, pois precisava de mim para mais uma missão em nossa Diocese. É uma nomeação-convocação desafiadora à minha missão e vocação presbiteral que assumo hoje, com muito amor, esperança e fé. E toda essa situação me fez recolher em oração no majestoso Santuário Ecológico do Parque do Caraça, hoje dirigido pelos padres lazaristas.
Meditando sobre esta minha designação e vislumbrando as belíssimas paisagens do Caraça, percebi que Itaúna já esteve presente em minha vida desde a minha juventude, em tantas vindas junto aos irmãos de caminhada vocacional do Seminário, e também, em algumas casas de Coordenadoras de nossas Equipes Vocacionais que muito colaboraram com minha vocação. Depois, como diácono para minha ordenação presbiteral, e diversas vezes, como sacerdote para celebrar o santo sacramento da Eucaristia e reunir com as lideranças jovens desta cidade.
Hoje, Itaúna, em especial Santanense, é presente em minha vida como um novo aerópago, novo chão da ação evangelizadora, onde procurarei oferecer muito para o crescimento espiritual e pastoral. Desejo vir para somar forças, principalmente, com os meus irmãos presbíteros desta forania de Santana, contribuindo para a comunhão e participação em nossa diocese.
Assumo a paróquia do Sagrado Coração de Jesus sob a graça de Deus. Procurando assumir com a mesma alegria e entusiasmo que tinha em Cláudio, minha primeira paróquia onde tive a experiência de ser vigário colaborador e que tanto tenho na estima e no coração. Assumo com o mesmo espírito, ardor e dedicação como na Paróquia de Cláudio. Procurando exercer o meu chamado a vida sacerdotal com muito zelo a esta pequena porção territorial de nossa diocese. Com a mesma graça e, conhecedor de desafios. Com a mesma vontade de viver o ministério sacerdotal, com saúde e disponibilidade para levar o Cristo a vida de diversas pessoas. Assumo o Coração de Jesus, esta paróquia, não sozinho, mas junto com vocês, meus novos irmãos e irmãs itaunenses, com o mesmo vigor e coragem que me trouxe a Divinópolis após a conclusão do Curso de Teologia em Mariana, onde vivi por 4 anos.
Hoje, venho à paróquia de Santanense como discípulo missionário de Cristo, para fazer a vontade de Cristo, segundo as orientações de meu Bispo Diocesano. Procurarei dar continuidade ao trabalho de nosso querido Pe. Adilson Neres, que muito contribuiu para o progresso desta comunidade paroquial. O meu agradecimento e carinho pela acolhida deste irmão presbítero. Ele sempre se mostrou presente e amigo nos dias que antecederam esta posse. Cumprimento ao Pe. Geovane, fiel colaborador do Pe. Adilson nesta paróquia. Digo a vossa reverendíssima que conto com sua preciosa colaboração ao meu lado.
Meu desejo é sempre trabalhar na evangelização do povo e suas lideranças religiosas locais, valorizando o que de bom aqui já foi plantado, buscando com veemência a conversão. Procurando conduzir o rebanho com coordenação pastoral, conselho pastoral, conselho administrativo e valorizando, acima de tudo, a Catequese e Pastoral litúrgica, canteiros de sementeiras para a nossa evangelização. Juntos, procuraremos descobrir novos caminhos de evangelização nos ambientes de trabalho, nas famílias, no meio da juventude desvalorizada, no meio das crianças e idosos. Quem sabe, juntos poderemos redescobrir o Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), o Apostolado da Oração, as Equipes de Nossa Senhora, a Renovoção Carismática Católica (RCC) e outros movimentos leigos. Quem sabe, reforçar os diversos movimentos e pastorais ligadas a evangelização da Juventude. E quem sabe ainda, apresentar novas frentes de trabalhos de evangelização (a saber, o Movimento Jovem Getsêmani, Treinamento de Liderança Cristã, Comunidade Católica Sacramento de Amor entre outros).
Como pároco, procurarei ser pastor, sacerdote e profeta. Procurarei ser o bom samaritano e o Cristo Misericordioso que acolhe os pecadores valorizando o sacramento da confissão e à pastoral do acolhimento e da escuta. Desejo escancarar as portas do nosso coração e da igreja e concretamente dos templos, das capelas para acolher aqueles que procuram o altar de Deus para fazer seu sacrifício de oblação e juntos vamos celebrar a eucaristia em uma liturgia viva e encarnada na vida.
Enfim, tenho consciência dos meus limites pessoais e vos peço compreensão. Tenho consciência dos desafios que me esperam e vos peço ajuda. Mas com o Coração de Jesus e com sua Mãe Santíssima, a Imaculada Conceição, padroeira de nossa Diocese, poderemos construir uma Igreja viva e fiel para a “maior honra e glória do Senhor”. (Santo Inácio de Loyola)
Que Deus nos abençoe e nos conduza em nosso caminho!
Primeira Palavra aos Paroquianos
Pe. Ulysses César Nogueira Alvim
22/01/2011

EVANGELHO DO MÊS LUIS FERNANDO

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

Queridos irmãos e irmãs, daqui a alguns dias estaremos vivenciando como igreja o tempo da quaresma, tempo este que nos faz voltar o nosso olhar para dentro de si e analisarmos nossas atitudes para que possamos melhorá-las.
O texto que iremos refletir é segundo Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois disse a todos: “ Se alguém quiser me quer seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” ¬¬¬_ Palavra da salvação.

Tomar a nossa cruz de cada dia. Este é o pedido de Jesus para cada um de nós. Há tantas cruzes no nosso dia-a-dia: na familia, o alcoolismo,as drogas , a falta de diálogo entre os cônjuges e os filhos, no trabalho: a falta de valorização, exploração, salários, na sociedade: a violência e a falta de amor, e no governo: a falta de recursos básicos ás pessoas necessitadas.
Não basta apenas carregar mas caminhar, tentar mudar estas realidades do nosso mundo de hoje.
Mas nunca poderemos carregar e mudar estas cruzes do mundo de hoje, sem a presença de Deus, pois é ela que nos dá perseverança e que não nos deixa desanimar a frente das dificuldades, convém primeiramente entregar tudo nas mãos desse Deus tão bondoso e misericordioso.
Então que nós possamos ver nestas cruzes, a nossa verdadeira missão ajudar e amar o próximo, nas suas dificuldades e seus defeitos ajudando a construir uma Igreja e sociedade cada vez melhores.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
Luis Fernando A. Cruz

Uma Questão de Escolha - Padre Fabio de Melo

10/03
Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

Mensagens de Reflexão Lidas no Programa