sábado, 19 de março de 2011

São José, modelo de santidade para os homens


O dia 19 de março é a única data da Quaresma na qual os padres tiram o roxo, porque é Dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo. No dia dedicado a esse homem fiel, obediente, cheio de fé, totalmente entregue a Deus e a Seu serviço, também celebramos o Dia dos Homens – que são chamados a seguir esse modelo de santidade.

"Eis qual foi a origem de Jesus Cristo. Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de terem coabitado, achou-se ela grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la publicamente, resolveu repudiá-la secretamente" (Mateus 1,18-19).

Quando lemos esse trecho bíblico, achamos que é tudo muito normal. Mas, ponha-se nesta situação: José amava muito a Maria e confiava nela. Eles já estavam noivos e o noivado dos judeus significava casamento: havia uma aliança entre eles, havia um pacto prévio nesse tempo. A Santíssima Virgem não tinha nada a fazer, a não ser guardar silêncio e esperar que o Senhor lhe mostrasse o caminho a seguir. Ela confiava em que o Senhor iria ajudá-la. Mas isso no meio de muito dor e muita espera. Com José ocorreu o mesmo.

Neste dia, convidamos as mulheres a valorizar os homens que conhecem com um abraço, um gesto de carinho, um bilhete a fim de lhes mostrar a importância deles em sua vida. Aos homens, por sua vez, os convidamos a fazer um profundo exame de consciência, espelhando-se em São José, para que, com a fé e testemunho desse santo, possam ser luz no mundo.

Como homenagem ao Dia dos Homens, ouça “Valei-me, São José”, de Ricardo Sá:



Baixe papel de parede para o seu computador:

: : 1024 x 600
: : 1024 x 768
: : 1280 x 960
: : 1600 x 900 
http://clube.cancaonova.com/materia_.php?id=12214

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pastoral Familiar Paróquia São José Operário


Paróquia São José Operário reinicou os trabalhos da Pastoral Familiar
 
Quarta feira dia 16 de março de 2011, atendendo a solicitação do Padre Geraldo Menezes, pároco da paróquia de São José em Divinópolis, o casal Toninho e Dete (Pastoral Familiar Diocesana), promoveram uma reunião para dar reinício a Pastoral Familiar na paróquia.
 
A Pastoral Familiar da paróquia São José Operário era muito atuante, mas com o tempo, ela deixou de existir.  Alguns trabalhos relativos a pastoral eram realizados, mas sem ter a equipe da Pastoral Familiar, daí a necessidade de reiniciar os trabalhos da pastoral na paróquia.
 
Estiveram presentes alguns membros da equipe da CDPF- Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, que durante a reunião apresentou informações aos participantes do que é, como funciona e qual o objetivo da Pastoral Familiar.
 
Foi uma reunião proveitosa e que num curto espaço de tempo os membros da CDPF presentes puderam elencar as informações sobre a PF.
 
Da CDPF estiveram presentes Jorge (Isabel) Coordenador Diocesano), Luis (Nilza) Vice- Coordenador Diocesano, Júlio e Marta coordenadores do Setor de Formação e espiritualidade Diocesana e Jorge e Neiry casal responsável pela Forania Divino Espírito santo.
 
O casal Toninho e Dete ficou muito entusiasmado com os casais que atenderam o convite para participar da equipe. Agora, os casais passarão primeiro pelo processo de estudo e de conhecimento sobre os trabalhos a serem desenvolvidos da pastoral Familiar na paróquia, contando com o apoio do Padre Geraldo Menezes.

Quaresma: Padre Gilmar Pinheiro Marques


“Quaresma: por uma espiritualidade engajada”
Estamos às vésperas do Centenário da Abertura do Concílio Vaticano II (11/10/62 – 08/12/65)... De lá para cá na Igreja se apresentaram caminhos novos sob o influxo do Espírito Santo e da História!
“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, dos pobres e dos que sofrem são as também dos discípulos de Cristo” (GS 1). São quase 50 anos de uma espiritualidade “contemporânea”... Sinais dos Tempos, Sinais de Deus!
Com isso já estamos, nos espírito do Concílio, dentro da 48ª Campanha da Fraternidade realizada no período Quaresmal. Desde 1964... A Igreja se coloca na atitude de escuta, de discernimento e adentra, como Jesus no deserto, nessa cultura concreta com profundo silêncio e humildade para aí captar os sinais de Deus
.
Sempre a partir de uma problemática que afeta a fraternidade cristã, a Igreja Católica no Brasil propõe a cada ano uma campanha de conversão dentro do seu anúncio profético numa perspectiva atual que exige de todos: penitência e reconciliação. Por isso, este momento se dá durante a Quaresma, preparação para a Páscoa.
Esse ano, depois de um longo processo de consulta e escuta das comunidades e seus líderes, a conferencia dos bispos do Brasil lança, devido à grande urgência, mais uma Campanha para a preservação da vida no planeta!
E eis o lema de 2011: “A criação geme me dores de parto” (Rm 8,22). Mais uma vez, a Igreja faz a sua parte, na proteção do meio ambiente – Inteiro...
A espiritualidade de Páscoa é para atingir o “ser” e a “Vida” em sua totalidade compassiva da Paixão!
Num mundo em constantes transformações e crises, nas descontinuidades e buscas, nas novas configurações, no despertar das sensibilidades para com essas últimas catástrofes da natureza (enchentes, terremotos, tsunamis...) e ainda fenômenos ligados ao chamado aquecimento global, se impõe uma necessária e seria tomada de atitude!
O “blecaute” recente que atingiu oito estados do nordeste do Brasil, mergulhando na profunda escuridão inúmeras cidades também nos fez pensar. A Quaresma agora nos chama a uma “passagem” das trevas para a luz. E isto a Páscoa!
Depois de literalmente queimarmos nossas fantasias, alegorias e máscaras do carnaval que já foi de Momo...
Não nos preocupemos pois não haverá prejuízos, pois as cinzas poderão renascer novas vidas. De fogo e de cinzas pode vir a luz! Fugindo do dualismo sagrado e profano percebemos Deus agindo neste mundo, onde repensamos e reelaboramos o nosso agir cristão, convertendo-se a cada dia!
O teólogo Teilhard Chardin afirma que o mundo tem uma santidade.Isto nos mostra ao contemplarmos essas filas intermináveis de penitentes que vêm aos nossos confessionários, a procura do bálsamo do perdão, na Quaresma! Vêm em procura da vida. Devemos a eles uma resposta positiva!
Para terminar, que tal um gesto concreto de penitência: troquemos nossas sacolas de plástico por sacolas ecológicas! Pode?
 
Padre Gilmar Pinheiro Marques
Pároco do Sagrado Coração de Jesus – Conceição do Pará - MG

quinta-feira, 17 de março de 2011

Radialista de Itaúna sobrevive depois de ser assaltado e jogado no Rio Arrudas

Reportagem Santana Fm / Uai

Denilson esta internado em BH.
Foto: Arquivo Radio Santana FM.


O radialista Denilson Santos colaborador da equipe comunicadores da radio Santanense FM, e também atuando como comunicador na cidade Itaguara  sobreviveu depois de ser assaltado e jogado no Ribeirão Arrudas, em Belo Horizonte. Ele passou a noite dentro do rio sendo arrastado pela correnteza e foi resgatado na manhã de hoje., Denílson dos Santos, , saiu de Itaguara  na tarde dessa quarta-feira levando dinheiro para pagar uma dívida na capital. Ele passou em Itaúna para sacar o restante do dinheiro e foi para  BH. Denilson transportava  R$ 9 mil reais  numa mochila e desembarcou na Rua Tupinambás, em BH, antes de chegar na rodoviária, na noite de quarta. Denilson foi cercado por dois homens segundo ele, bem vestidos, e que perguntaram sobre como chegar ao Bairro Serra. Os suspeitos perguntaram o que o radialista levava na mochila e Denílson disse que eram objetos pessoais. Um dos suspeitos colocou uma arma na cintura dele  e depois lhe tomou a bolsa . Denílson saiu correndo e foi seguido pelos dois homens. Os criminosos o alcançaram e o jogaram dentro do rio. Denílson caiu em pé de uma altura de 20 metros. Ele foi salvo pela cheia do ribeirão, já que o nível da água estava elevado e o radialista foi arrastado pela correnteza. Denílson desmaiou e passou a madrugada no leito do rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi arrastado por cerca de 500 metros e encontrado na Avenida Tereza Cristina, próximo a estação de metrô do Bairro Carlos Prates. Nesta manhã, Denílson conseguiu pedir socorro para uma pessoa que passava pela avenida. Ele foi visto dentro do rio e os militares chegaram para o resgate. Denilson  foi imobilizado e retirado com cordas do leito do arrudas.  Ele foi levado para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII. Durante a tarde Denílson foi atendido por uma equipe de médicos do hospital recebeu liberação do cirurgião geral, passou por exames com o neurologista  e também realizou uma tomografia. A direção clinica do pronto socorro não autorizou entrevistas do radialista à imprensa, alegando que a prioridade naquele momento era seu bem estar físico e emocional.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cerca de mil pessoas participaram do primeiro dia da Via-Sacra

Texto: Pe. Geraldo Gabriel de Bessa / Fotos: Gilmar Souza Koizumi

A capela do Colégio das Irmãs ficou pequena para receber o grande número de católicos que, bem cedinho, se deslocou para lá, a fim de participar da Santa Missa e começar o primeiro dia da Via-Sacra. Já faz dois anos que isso vem acontecendo.

Assim que termina a missa, Pe. Gabriel sobe as escadarias da Serra que conduz ao Cristo Redentor acompanhado dos fiéis. São mais de seiscentos degraus! Ao longo da escadaria são realizadas as reflexões sobre a Campanha da Fraternidade.

Esse ano o tema é a vida no planeta. Nada mais atual depois da enchente do Ribeirão paciência que inundou a parte baixa da cidade, no dia 7 de março de 2011, segunda-feira de carnaval. Agora para completar o quadro presenciamos um verdadeiro Tsuname no Japão ceifando milhares de vidas. A terra está sofrendo e pede nossa atenção.

Nas últimas décadas ela tem sofrido diversos tipos de agressões. As conseqüências disso, já estão sendo percebidas: Calor intenso, devido ao super aquecimento do planeta; chuvas torrenciais, que devastam tudo pela frente; poluição que gera doenças e muitas outras pragas. A Campanha da Fraternidade veio na hora certa chamar nossa atenção e despertar nossa responsabilidade com relação ao planeta.

A via-sacra é um exercício quaresmal que vem de longa data. Por meio dela, os cristãos são chamados a reviverem os passos de Cristo em seus últimos momentos. São quatorze paradas e em cada uma delas se recorda um fato ocorrido no caminho para o calvário.

Jesus cai três vezes, encontra com sua mãe, consola as mulheres de Jerusalém e deixa seu rosto estampado na toalha de Verônica. Com não se emocionar com episódios tão fortes da vida de Jesus? Por meio da Via-Sacra contemplamos a humanidade sofrida de nosso Deus que na pessoa de Jesus não mede sacrifícios para nos ensinar os caminhos do amor.

As Rádios transmitiram tudo, mesmo debaixo de chuva. Nada desanimou os devotos. Não houve problemas com ninguém e todos conseguiram subir e descer a “escadaria da fé”.

Participe da Festa de São José em Garcias Itaúna MG

terça-feira, 15 de março de 2011

Programa "A Hora da Fé" com Padre Ulysses Cesar on-line



A partir da proxima semana o Programa "A Hora da Fé" com Padre Ulysses Cesar estaráon-  line com os ouvintes através do e-mail proprio do programa,  que estará a disposição dos radiouvintes da Radio Santanense FM, alem dos meios da 98,7 FM e do sitehttp://www.santanensefm.com.br/.
Este E-mail e MSN estarão dispostos aos ouvintes para enviarem seus pedidos de oração, sugestões e emails para o Padre Ulysses, para que nao se dispersem na internet e que caiam sempre nestes e-mails diariamente, para que possa também dinamizar ainda mais seu programa com os radiouvintes ao vivo.
São os seguintes e-mails:
E-mail do Gmail do Google:  programaahoradafe@gmail.com
Msn (para conversas on- line): programaahoradafe@hotmail.com

Alem disso, a Loja Jardim de Deus de Itaúna, sempre atenta a evangelização em nossa cidade e apoiadora do Programa Uma Hora com Deus, também esta disponibilizando um brinde por mês, para os ouvintes do Programa "A Hora da Fé" com Padre Ulysses Cesar na Santanense FM.
Então sintonize de Segunda a sexta a partir das 11h:00, este programa líder em audiência e em conteúdo católico da Região.

Ao Padre Ulysses, pedimos sua benção.
Luis Fernando - Radio Santanense FM 98,7 Mhz

Multirão de Confissões Forania de Sant´Ana na Cidade de Itaúna - MG

Forania de Sant´Ana da Diocese de Divinopolis, atenta aos fiéis da mesma disponibiliza todos os anos o Multirão de Confissões, para que possam viver e celebrar mais profundamente a Páscoa do Senhor.
E neste ano de 2011, não poderia ser diferente. Sob a luz da Palavra de Deus e a Campanha da Fraternidade 2011, que nos convida a voltarmos nosso olhar para a natureza que geme em agonia, em dores de parto, motivamos esta reflexão bem ampla, como também do Exame de Conciencia frente aos nossos pecados.
Abaixo Escala de Dias e Horarios:

22/03 - Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Santanense
Horário: 15h ás 18h e 19h30 ás 21h30

24/03 - Paróquia São José -Garcias
Horário: 18h ás 21h30

29/03 - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Pe. Eustaquio
Horário: 15h ás 18h e 19h30 ás 21h30


31/03 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Lourdes 
Horário: 18h as 21h30

05/04 - Paróquia Sant ´Ana - Centro
Horário: 15h ás 18h e 19h30 ás 21h30


07/04 - Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Piedade
Horário: 18h ás 21h30


Luis Fernando - Radio Santanense FM 98,7 Mhz

Confissão, Passos para Celebrá-la bem.

Para que façamos uma boa confissão é preciso:



1. Exame de consciência e ato de contrição, ou seja, rezar e refletir sobre seus pecados.


2. Arrependimento sincero pelas ofensas feitas contra Deus e os irmãos.


3. Firme propósito de não mais pecar.


4. Confessar os pecados aos Sacerdote.


5. Cumprir a penitência imposta pelo padre ao término da confissão.

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

COMO CONFESSAR?
Confissão
O orgulho nos leva à falsa convicção de que não temos pecados. Devemos ter a humildade de reconhecer nossas faltas e de as confessar ao Sacerdote. Não raras vezes é comum encontrarmos dificuldades em nos recordarmos dos pecados cometidos. Por ser um fato frequente, leia os Mandamentos da Lei de Deus e siga o roteiro abaixo descrito, que servirá como um verdadeiro auxílio para revisão de vida:

EXAME DE CONSCIÊNCIA (com base nos 10 Mandamentos)


1º. Amar a Deus sobre todas as coisas.

- Tive vergonha de testemunhar meu amor a Deus;

- Fui relaxado e não cultivei minha união com Deus. Não fiz a leitura e meditação da Palavra;

- Revoltei-me contra Deus nas horas difíceis. Alimentei supertições;

- Durante o dia nunca ou raramente dirijo o pensamento a Deus. Faltei à oração de cada dia;

- Duvidei da presença de Deus em minha vida? não alimentei minha fé;

- Não fui fiel à oração com minha esposa-esposo e filhos?



2º. Não tomar o nome de Deus em vão.

- Jurei falsamente ou jurei desnecessariamente;

- Usei o Nome de Deus ou símbolos religiosos sem o devido respeito;

- Busquei a Deus e a Igreja somente nas horas de necessidade?

3º. Guardar os Domingos e dias Santos.

- Faltei à Missa aos Domingos e dias Santos por preguiça, por conveniência;

- Vivi meu Domingo para comer, beber, dormir e ver televisão;

- Sem precisar, entreguei-me ao trabalho aos Domingos;

- Obriguei meus funcionários ao trabalho aos Domingos;

- Não usei dos Domingos para estar com minha família, para visitar alguém?

4º. Honrar pai e mãe.

- Agredi meu pai ou minha mãe com palavras, gestos, atitudes;

- Descuidei-me deles na hora da doença ou na velhice;

- Não procurei ser compreensivo com eles;

- Deixei passar longo tempo sem visitá-los;

- Por orgulho, tive vergonha de meus pais?

5º. Não matar.


- Pratiquei o aborto, fui cúmplice ou apoiei alguém que abortou;

- Usei drogas, fui além dos limites na bebida alcoólica e no cigarro;

- Não cuidei da minha saúde ou da saúde das pessoas que dependem de mim;

- Feri as pessoas com olhar, ou as agredi fisicamente ou grosseiramente;

- Alimentei desejos de vingança, ódio, revoltas e desejei mal aos outros;

- Neguei o perdão a alguém;

- Não gastei, ao menos um pouquinho de meu dinheiro, para ajudar aos necessitados;

- Pensei ou tentei o suicídio;

- Fui racista e preconceituoso, ou não combati o racismo e os preconceitos?

6º. Não pecar contra a castidade.

- Descuidei em lutar pela minha santificação;

- Não disciplinei os meus sentidos, instintos, vontade;

- Dei espaço à sensualidade, erotismo, pornografia;

- Gastei tempo e dinheiro com filmes, revistas, espetáculos e sites da internet desonestos;

- Caí na masturbação;

- Assediei alguma pessoa, induzi alguém ao pecado;

- Vesti-me de maneira provocante;

- Entrei na casa do Senhor com trajes inadequados;

- Fui malicioso em minhas relações de amizade?

7º. Não furtar.

- Aceitei ou comprei algo que foi roubado;

- Estraguei bens públicos ou de outras pessoas;

- Desperdicei dinheiro em jogos, bebidas e diversões desonestas;

- Prejudiquei alguém, usando de pesos e medidas falsas, enganando nas mercadorias e negócios;

- Explorei alguma pessoa ou não paguei o justo salário;

- Não administrei direito meus bens e deixei de pagar minhas dívidas?

8º. Não levantar falso testemunho.

- Envolvi-me em mentiras, difamações, calúnias, maus comentários, fiz mau juízo dos outros;

- Fingi doença ou piedade para enganar os outros;

- Desprezei pessoas simples, pobres e idosas, deficientes físicos ou mentais;

- Dei maus exemplos contra a Religião, na família, na escola, na rua, no trabalho?

9º. Não cobiçar a mulher do próximo.


- Alimentei fantasias desonestas, envolvendo outras pessoas;

- Deixei de valorizar meu cônjuge;

- Pratiquei adultério (uniões sexuais antes ou fora do casamento);

- Não soube desenvolver um namoro maduro e responsável, enganando a (o) namorada (o);

- Não fugi das ocasiões ou lugares próximos do pecado?

10º. Não cobiçar as coisas alheias.

- Tenho sido invejoso;

- Apoiei movimentos políticos que se organizam com o fim de invadir e tomar as propriedades alheias;

- Violei segredos, usei de mentiras, ou não tenho combatido o egoísmo;

- Sou dominador, não aceitando a opinião ou sucesso dos outros;

- Fico descontente ou com raiva diante da prosperidade material e financeira de meu próximo?

Luis Fernando - Radio Santanense FM 98,7 Mhz

Liturgia Dominical - 1º Domingo da Quaresma - Padre Ulysses

Padre Ulysses Cesar, na sua homilia deste primeiro domingo da quaresma nos trouxe uma reflexão sobre as tentaçãoes de Jesus e as nossas proprias tentações. Também junto ao calvario na Igreja Matriz de Santanense, foi colocado objetos que simbolizam as tentações de Jesus, o Pão, a Pedra e as Riquesas (pérolas), lembrando as nossas tentações, o TER, o PRAZER, como tambem ser o centro de tudo, o SUCESSO (dinheiro).

As três tentações de Jesus
Leitura Orante
Mt 4,1-11
Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: "Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!" Ele respondeu: "Está escrito: 'Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'". Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: "Se és Filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito: 'Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não porás à prova o Senhor teu Deus'!" O diabo o levou ainda para uma montanha muito alta. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse: "Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar". Jesus lhe disse: "Vai embora, Satanás, pois está escrito: 'Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto'". Por fim, o diabo o deixou, e os anjos se aproximaram para servi-lo.

O deserto é o lugar de purificação e decisão


Na tradição do Êxodo, no Primeiro Testamento, o deserto é o lugar de purificação e decisão, em um processo de mudança de vida. As condições ambientais de despojamento, próprias do deserto, são propícias à reformulação de valores pessoais ou comunitários, previamente assumidos. Assim, o povo hebreu, conforme a tradição, ao sair do Egito, permaneceu quarenta anos no deserto, que serviram como preparação para as novas condições de vida na "terra prometida", que invadiram exterminando os povos que aí habitavam. Os três evangelistas sinóticos, fazendo analogia com os episódios ma saída do Egito, narram que Jesus, após receber o batismo de João, passou também "quarenta dias" no deserto, como um tempo de provação. O agente da provação é o diabo, que propõe a Jesus, sucessivamente, que transforme pedras em pães, que se prostre diante dele e que se lance do alto do Templo. Estas tentações delineiam o perfil do messias glorioso: promessa demagógica de pão para todos, ostentar-se como o protegido pelo poder divino, e assumir o poder sobre todos os reinos do mundo. Assim, o evangelista associa tal messias ao projeto do diabo. E a "tentação" de Jesus exprime um momento de decisão de Jesus pelo início de seu ministério, optando por suas linhas mestras: Jesus vem para instaurar o Reino da partilha, da humildade e do serviço, com a comunicação do amor de Deus a todos os povos, sem exclusões. A quaresma é o tempo propício a um maior amadurecimento da fé em Jesus, que toca os corações por sua palavra. É a palavra humilde e amorosa que tem a força transformadora renovando a vida no mundo, pela prática da justiça e pela fidelidade à vontade do Pai que quer vida plena para todos. Fica assim removido o pecado do mundo (primeira e segunda leituras), libertando-o da dominação dos adoradores do dinheiro e do poder.

Luis Fernando - Radio Santanense FM 98,7 Mhz

Cartaz da CF 2011 - Diocese de Divinópolis - CNBB

Nota Oficial da Diocese de Divinopolis

SAV Retiro anual diocesano


Retiro anual diocesano do SAV
Aos 12 de março de 2011, aconteceu o retiro anual diocesano do SAV (Serviço de Animação Vocacional), no Santuário da Imaculada Conceição em Conceição do Pará.
Iniciou-se às 8 horas, com a participação de 29 pessoas, entre elas padre Everaldo (Coordenador diocesano do SAV) e orientador do retiro. Padre Gilmar marcou presença e desejou boas vindas a todos os agentes da pastoral em nome da Paróquia Coração de Jesus e do Santuário Diocesano.
Foi um dia de muita oração e reflexão. Alguns textos bíblicos iluminaram as reflexões do orientador: Mt 9,14-15; Mt 19,16-22; e especialmente, Lc 5, 1-11.
As reflexões e os momentos de oração pessoal foram pontos de partida para uma avaliação de nossa caminhada como agentes vocacionais e evangelizadores, trazendo assim, força e coragem aos agentes diocesano.
Realizou-se a Santa Missa, presidida por padre Everaldo às 15 horas, momento esse ápice do retiro, o qual finalizou às 16 horas.
Bruna (Agente da Pastoral Vocacional – Paróquia São Sebastião – Juatuba – MG)

Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade em Divinópolis


Centenas de fiéis participaram da Abertura
Oficial da Campanha da Fraternidade em
Divinópolis
Postado em 13/03/2011 às 13h55 – Texto e Fotos: Júlio Ferreira
A Equipe Permanente de Campanha, da Diocese de Divinópolis - MG, juntamente com o bispo, dom Tarcisio Nascentes dos Santos fizeram o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, na manhã do dia 13 de março de 2011, primeiro domingo da quaresma.
Centenas de fiéis de várias paróquias, representantes de pastorais, movimentos, organismos da igreja e ONG´s que trabalham em defesa do meio ambiente concentraram-se defronte à Catedral do Divino Espírito Santo, para seguirem em passeata até o Teatro Usina do Gravatá, no Bairro Santa Clara.
Nem mesmo o tempo chuvoso atrapalhou o andamento das atividades programadas pela Equipe de Coordenação da Campanha da Fraternidade. Ao lado do Teatro Garavatá foram armadas três tendas para a realização da Santa Missa que foi presidida por dom Tarcisio e concelebrada pelos padres: Pe. Carlos Henrique (cerimoniário diocesano), Pe. Luis Carlos Amorim (pároco da Paróquia de São Cristóvão), Pe. Daniel Santos Leão (vigário paroquial da Catedral), Pe. Frei Leonardo Lucas (vigário paroquial da Catedral) e Frei Francisco (pároco da Paróquia de Santo Antônio em Divinópolis).
Antes de iniciar a celebração, dom Tarcisio acolheu a todos com carinho e fez breve apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2011. Em sua homilia, o bispo ressaltou a importância do tempo da quaresma, tempo propício para que todos possam refletir profundamente sobre as questões ambientais, neste atual momento mundial.
O bispo salientou: “é necessário a participação de todos na defesa do meio ambiente. Proteger a natureza é cuidar com carinho da própria vida que nos foi dada pelo Criador do Universo.”
Ao final da celebração, um momento especial foi preparado pela coordenação do evento. Várias crianças foram até o presbitério buscar um globo terrestre e, de dentro dele foram retiradas centenas de orações da Campanha da Fraternidade 2011, que foram distribuídas aos fiéis presentes.
Dom Tarcisio, ao finalizar a celebração, oficiou a abertura da Campanha da Fraternidade, e com uma bênção especial desejou a todos um bom domingo e uma santa semana.
Apoio ao Evento
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, que preparou o local da celebração e disponibilizou funcionários de várias secretarias para ajudar no evento; com a Polícia Militar e Florestal de Divinópólis; com a Copasa; Empresa Karinho. O Setor de Comunicação da Diocese trabalhou na cobertura e divulgação do evento.
Autoridades presentes
Várias autoridades estiveram presentes como: Prefeito Municipal Vladimir Azevedo, acompanhado de sua mãe; Vereador Beto Machado; Vereadora Eloísa Cerri; o Deputado Estadual Fabiano Tolentino, acompanhado de sua esposa; Adilson Quadros (Secretário Municipal de Serviços Urbanos) e Eliana Cançado (Secretária Municipal de Educação).








segunda-feira, 14 de março de 2011

Mensagem do Papa para a Campanha da Fraternidade no Brasil

Mensagem de "Pedro" para a Igreja do Brasil:
Mensagem do Papa para a Campanha da Fraternidade no Brasil 
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 9 de março de 2011 (ZENIT.org) - Apresentamos a mensagem que Bento XVI enviou a Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), por ocasião da Campanha da Fraternidade da Igreja no Brasil, que inicia hoje, com tema "Fraternidade e vida no Planeta".

* * *

Ao Venerado Irmão
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana (MG) e Presidente da CNBB


É com viva satisfação que venho unir-me, uma vez mais, a toda Igreja no Brasil que se propõe percorrer o itinerário penitencial da quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus, no qual se insere a Campanha da Fraternidade cujo tema neste ano é: "Fraternidade e vida no Planeta", pedindo a mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação.

Pensando no lema da referida Campanha, "a criação geme em dores de parto", que faz eco às palavras de São Paulo na sua Carta aos Romanos (8,22), podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano. Contudo, é igualmente verdadeiro que a "criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus" (Rm 8,19). Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando se fazem presentes "os filhos de Deus", cuidando do mundo para que Deus seja tudo em todos (cf. 1 Co 15, 28).

O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus. «Quem sabe reconhecer no cosmos os reflexos do rosto invisível do Criador, é levado a ter maior amor pelas criaturas» (Bento XVI, Homilia na Solenidade da Santíssima Mãe de Deus, 1º-01-2010). O homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e àquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive, pela criação. Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a "ecologia humana" (cf. Bento XVI, Encíclica Caritas in veritate, 51). Ou seja, sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente.

Recordando que o dever de cuidar do meio-ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao homem não para que este exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros, de bom grado envio-lhes uma propiciadora Bênção Apostólica.


_____________________________

Vaticano, 16 de fevereiro de 2011
BENEDICTUS PP. XVI

EVANGELHO DO MÊS LUIS FERNANDO

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

Queridos irmãos e irmãs, daqui a alguns dias estaremos vivenciando como igreja o tempo da quaresma, tempo este que nos faz voltar o nosso olhar para dentro de si e analisarmos nossas atitudes para que possamos melhorá-las.
O texto que iremos refletir é segundo Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois disse a todos: “ Se alguém quiser me quer seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” ¬¬¬_ Palavra da salvação.

Tomar a nossa cruz de cada dia. Este é o pedido de Jesus para cada um de nós. Há tantas cruzes no nosso dia-a-dia: na familia, o alcoolismo,as drogas , a falta de diálogo entre os cônjuges e os filhos, no trabalho: a falta de valorização, exploração, salários, na sociedade: a violência e a falta de amor, e no governo: a falta de recursos básicos ás pessoas necessitadas.
Não basta apenas carregar mas caminhar, tentar mudar estas realidades do nosso mundo de hoje.
Mas nunca poderemos carregar e mudar estas cruzes do mundo de hoje, sem a presença de Deus, pois é ela que nos dá perseverança e que não nos deixa desanimar a frente das dificuldades, convém primeiramente entregar tudo nas mãos desse Deus tão bondoso e misericordioso.
Então que nós possamos ver nestas cruzes, a nossa verdadeira missão ajudar e amar o próximo, nas suas dificuldades e seus defeitos ajudando a construir uma Igreja e sociedade cada vez melhores.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
Luis Fernando A. Cruz

Uma Questão de Escolha - Padre Fabio de Melo

10/03
Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

Mensagens de Reflexão Lidas no Programa