Texto: Pe. Geraldo Gabriel de Bessa / Fotos: Gilmar Souza Koizumi
A capela do Colégio das Irmãs ficou pequena para receber o grande número de católicos que, bem cedinho, se deslocou para lá, a fim de participar da Santa Missa e começar o primeiro dia da Via-Sacra. Já faz dois anos que isso vem acontecendo.
Assim que termina a missa, Pe. Gabriel sobe as escadarias da Serra que conduz ao Cristo Redentor acompanhado dos fiéis. São mais de seiscentos degraus! Ao longo da escadaria são realizadas as reflexões sobre a Campanha da Fraternidade.
Esse ano o tema é a vida no planeta. Nada mais atual depois da enchente do Ribeirão paciência que inundou a parte baixa da cidade, no dia 7 de março de 2011, segunda-feira de carnaval. Agora para completar o quadro presenciamos um verdadeiro Tsuname no Japão ceifando milhares de vidas. A terra está sofrendo e pede nossa atenção.
Nas últimas décadas ela tem sofrido diversos tipos de agressões. As conseqüências disso, já estão sendo percebidas: Calor intenso, devido ao super aquecimento do planeta; chuvas torrenciais, que devastam tudo pela frente; poluição que gera doenças e muitas outras pragas. A Campanha da Fraternidade veio na hora certa chamar nossa atenção e despertar nossa responsabilidade com relação ao planeta.
A via-sacra é um exercício quaresmal que vem de longa data. Por meio dela, os cristãos são chamados a reviverem os passos de Cristo em seus últimos momentos. São quatorze paradas e em cada uma delas se recorda um fato ocorrido no caminho para o calvário.
Jesus cai três vezes, encontra com sua mãe, consola as mulheres de Jerusalém e deixa seu rosto estampado na toalha de Verônica. Com não se emocionar com episódios tão fortes da vida de Jesus? Por meio da Via-Sacra contemplamos a humanidade sofrida de nosso Deus que na pessoa de Jesus não mede sacrifícios para nos ensinar os caminhos do amor.
As Rádios transmitiram tudo, mesmo debaixo de chuva. Nada desanimou os devotos. Não houve problemas com ninguém e todos conseguiram subir e descer a “escadaria da fé”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário