quarta-feira, 23 de março de 2011

INFORMATIVO - Paróquia Coração de Jesus Itaúna


Paróquia Coração de Jesus - Santanense / Itaúna MG

INFORMATIVO

                 Ano I – Edição I – 20 de março de 2011


 
Editorial,

Caros amigos da paróquia, no dia 26 de fevereiro foi realizado o primeiro encontro de Lideranças da paróquia.
Estavam presentes 73 pessoas de todas as comunidades urbanas e rurais da nossa paróquia. Foi um momento de muita luz e bênçãos do Senhor.

O encontro teve inicio com a Celebração Eucarística, pois é Jesus o centro de qualquer atividade pastoral, e sem Ele nada podemos fazer. Em seguida o Grêmio Paroquial, deram-se inicio ás atividades.

No primeiro momento foi realizada uma formação, orientada por Ir. Maria de Lourdes, sobre a importância do caminho comunitário e pontos importantes como:

• As virtudes de um coordenador / animador de comunidade,

• Características de uma boa liderança,

• Os aspectos necessários para se desenvolver um boa atividade pastoral.

Após o momento formativo, os participantes reuniram-se separadamente por pastorais e movimentos para programarem o calendário de atividades de toda a paróquia. Cada grupo foi orientado pessoalmente pelo coordenador do Conselho Pastoral, Dênio Rabelo e pelo Pároco, Pe. Ulysses.

Foi um momento de muito trabalho e empenho na parte de todos, pois deveriam ver a Paróquia como um todo, ao mesmo tempo considerar as particularidades de cada comunidade.

Terminado o calendário, Pe. Ulysses expôs, em plenária, tudo o que ficou decidido, bem como os empenhos de cada um para que fosse possível a concretização das atividades propostas, visando o bem de todas as comunidades, pois na caminhada comunitária o importante é caminharmos juntos.

Essa é apenas uma estrada de milhões de léguas. Bem sabemos que não caminhamos em vão, “e o que o caminho se faz caminhada.” Esperamos nessa caminhada contar também com você caro amigo cristão para juntos partilharmos a alegria de servir ao senhor! Bom caminho!!!

Pe. Ulysses César Nogueira – Pároco da Paróquia do Coração de Jesus




Noticias da Paróquia

Matriz do Coração de Jesus
• Ampliação da cozinha do grêmio (antigo refeitório da SSVP)

Novos Horários de Missa na Matriz:

Domingo: 07h:00, 09h:00, 19h:30 -Pe Ulysses

Quarta Feira: 19h:00 - Novena Perpetua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Sexta Feira: 07h:00 - Pe Ulysses

1ª sexta do mês: 07h:00 e 19h:00 Adoração, e 19h:30 Missa - Pe Ulysses

Sábado: 19h:30 - Pe. Giovanni (exceto terceiro sábado Pe. Ulysses)

Atendimento na APAC: Na 3ª terça do mês as 17h:30 - Missa e na 3ª sexta de cada mês - Atendimento de 14h as 17h.

• Horários de Celebrações de Matrimonio e Batizados com Pe. Ulysses (ver agenda fixa)


Comunidade de Santa Luzia – Parque Jardim

• Construção da capela de velas e cantinho de oração da catequese,
• Secretaria Paroquial na comunidade – expediente de segunda a sexta feira, Atendimento do Pe. Ulysses todas as quintas feiras de 14h as 18h.
• Atendimento com as irmãs no convento – todas as quartas feiras de 14h as 17h,

Atenção Comunidades da Paróquia Coração de Jesus
Mutirão de Confissões


30/03- Comunidade do Brejo Alegre de 14h as 18h

E a partir das 20h30 na Comunidade de Pedras

02-04- Comunidade de Pedra Negra de 09h as 12h

03/04- Comunidade do Retiro de 13h as 16h

12/04- Comunidade de São Bento de 14h as 18h

14-04- Comunidade do Coração de Maria de 14h as 18h e a partir das 20h30

15-04- Comunidade de Santa Rita de 14h as 18h e a partir das 20h30



Programa A HORA DA FÉ com Pe. Ulysses

De Segunda a Sexta de 11h as 12h – Na Radio Santanense FM – 98,7
Telefone: (037) 3242-6415


 

Realização: Centro Pastoral Monsenhor Hilton Gonçalves
Av. Governador Magalhães Pinto, 184 – Santanense – Itaúna MG
(037) 3242-6414















domingo, 20 de março de 2011

Nova Diretoria do Conselho de Administração da Radio Santanense FM

Neste sábado dia 19 de março de 2011, ás 15h:30, aconteceu a assembléia de eleição e aclamação da nova diretoria da Associação Comunitária e Cultural Sagrado Coração de Jesus do Bairro de Santanense (ASCJ), mantenedora da Radio Santanense FM.
A reunião foi iniciada com a formação da mesa, e em seguida o então diretor adiministrativo da associação, Sr. Geraldo Parreiras Nicácio, convidou o Pároco Pe.Ulysses para realizar as orações iniciais.
Terminado este momento, foi lida a ata anterior que foi aprovada por todos e houve a exposição de alguns pontos para conversa referentes ao ECAD, e a necessidade de uma nova reforma dos estatutos da Associação, que será feito com uma assembléia extraordinária no próximo mês.
E depois deste momento foi iniciado a convocação dos membros da nova diretoria, que ficaram assim dispostos nos cargos:

Conselho de Administração:
Diretor Geral (Presidente): Pe. Ulysses Cesár
Diretor Adiministrativo: José Braga
1º Tesoureiro: Marcio Helênio de Faria
2º Tesoureiro: José Rodrigues (Zezito)
1º Secretário: Marcílio
2º Secretária: Maria Luzia Consolação

Conselho Fiscal Efetivo:
1º Rodrigo Daimiani
2º Tereza Damasceno
3º João Ferreira
Suplentes:
1º Paulo Henrique Candeia (Paulão)
2º Antônia Lázara (Toninha)
3º Maria Eunice (Dedica)

E o Conselho Comunitário, não houve alteração, continuarão os que estavam exercendo os cargos referentes aos segmentos e entidades publicas e privadas do bairro.
Dando prosseguimento, foi colocado em votação entre todos, que aclamaram a nova diretoria com unanimidade de votos a Favor.

Geraldo Parreiras agradeceu a todos, pelo apoio dado a ele nestes 13 anos a frente da emissora, pedindo desculpas pelos erros e que agora estaria a cuidar primeiramente de sua saúde e poderá continuar a colaborar nos trabalhos técnicos e a apresentar seus programas.

Luzia, também usou da palavra para agradecer o Geraldo por este tempo que ficou a frente enfrentando processos, derrotas, as vezes seguidas de muitas lágrimas pelos fatos ocorridos, e frisou: "se não fosse o Geraldo a frente da  radio Santanense, a mesma não estaria de pé hoje, foi por sua dedicação e amor que ela continua ao ar levando o evangelho de Jesus as casas dos ouvintes." Esta fala foi seguida de palmas ao Geraldo Parreiras.
Houve o término da Reunião com a Benção de Pe. Ulysses que agradeceu o Geraldo e  a todos pela presença e pediu a todos orações e apoio neste novo tempo da Radio Santanense FM.
Luis Fernando - Radio Santanense FM

Da esquerda pra direita: Luzia, Marcílio, Pe. Ulysses, Geraldo Parreiras.

Zezito, Ângela, Toninha, Dedica, Antônia Alves.



Todos os presentes nesta assembléia. 

2º Domingo da Quaresma Mt 17,1

Ano A - Dia: 20/03/2011



Jesus se transfigura

Leitura Orante

Mt 17,1Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: "Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!" Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: "Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos". 




Transfiguração

A narrativa da transfiguração, nos três evangelistas sinóticos, Marcos, Mateus e Lucas, é apresentada logo após o anúncio de Jesus sobre os sofrimentos que o esperam em Jerusalém, seguindo-se a repreensão a Pedro que, tomado pela idéia do messias poderoso de Israel, não entende a proposta de Jesus. Estão aí envolvidos dois aspectos: o sofrimento e a glória. Não se trata de sugerir que o sofrimento é o preço a ser pago para atingir a glória, como em uma barganha. A transfiguração é a maravilhosa confirmação de que em Jesus a condição humana é gloriosa, mesmo que seja vulnerável ao sofrimento e à morte, que são passageiros. O realce da dignidade humana, na transfiguração é um apelo aos discípulos a reconhecerem a verdadeira identidade de Jesus e põe em maior evidência o crime hediondo daqueles que planejam matar Jesus. Esta manifestação gloriosa de Jesus se articula com a manifestação por ocasião do seu batismo por João Batista, ambas com o caráter de uma teofania, isto é, com manifestações de sinais e vozes celestiais extraordinárias. Nas duas é feita a proclamação: "Este é meu Filho amado, em quem me comprazo", sendo que na transfiguração é feito o acréscimo: "Ouvi-o!". O Filho amado é o homem Jesus, nascido de Maria, concebido do Espírito Santo, revestido de eternidade em sua humanidade, e nele temos a revelação do reconhecimento da grandiosidade da condição humana, assumida por Deus na encarnação de seu Filho. O cenário, uma alta montanha, e a presença de Moisés e Elias correspondem a uma reapresentação da revelação de Deus. Moisés e Elias subiram à montanha, o Sinai, um para receber a Lei e o outro, para consolidar sua missão profética. Agora ambos vêm a Jesus, transfigurado, para confirmá-lo como a revelação suprema de Deus. Jesus, o simples e humilde homem de Nazaré, na realidade é participante da natureza divina. Em nossa herança cultural encontramos marcas profundas de culto ao poder. Somos levados a discriminar as pessoas, selecionando-as pelos critérios de boa aparência, posses, prestígio, e poder. Comumente são desprezadas as pessoas de condição humilde e destituídas de poder. Subvertendo estes critérios de valores, Deus se revela como aquele que se faz presente e se identifica com os pobres e excluídos. Este homem Jesus, simples, frágil e vulnerável, é o Filho de Deu presente no tempo, mas já inserido na eternidade, em comunhão de amor com o Pai. A glória manifestada na transfiguração é a transparência do amor e da liberdade com que Jesus sempre se relacionou com seus discípulos e com o povo, no dia a dia. Cada discípulo de Jesus é chamado a participar desta glória por sua adesão ao projeto de Deus revelado em Jesus. Jesus nos convida ao desapego dos atrativos e valores de um mundo seduzido pelo poder e pelo dinheiro. Somos chamados a assumir a partilha, a solidariedade e a comunhão no amor e na misericórdia com nosso próximo, pelo que entramos em comunhão com Deus. O Deus de amor revelado por Jesus leva a uma revisão da imagem de Deus apresentada no Primeiro Testamento, como um deus que abençoa alguns a amaldiçoa a outros (primeira leitura). Todos, sem discriminações, somos acolhidos como filhos de Deus, em Jesus, e somos chamados a viver, com alegria, o mundo novo de fraternidade, justiça e Paz, na vida plena e revestidos de imortalidade, pela graça de Deus. 


EVANGELHO DO MÊS LUIS FERNANDO

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

Queridos irmãos e irmãs, daqui a alguns dias estaremos vivenciando como igreja o tempo da quaresma, tempo este que nos faz voltar o nosso olhar para dentro de si e analisarmos nossas atitudes para que possamos melhorá-las.
O texto que iremos refletir é segundo Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois disse a todos: “ Se alguém quiser me quer seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” ¬¬¬_ Palavra da salvação.

Tomar a nossa cruz de cada dia. Este é o pedido de Jesus para cada um de nós. Há tantas cruzes no nosso dia-a-dia: na familia, o alcoolismo,as drogas , a falta de diálogo entre os cônjuges e os filhos, no trabalho: a falta de valorização, exploração, salários, na sociedade: a violência e a falta de amor, e no governo: a falta de recursos básicos ás pessoas necessitadas.
Não basta apenas carregar mas caminhar, tentar mudar estas realidades do nosso mundo de hoje.
Mas nunca poderemos carregar e mudar estas cruzes do mundo de hoje, sem a presença de Deus, pois é ela que nos dá perseverança e que não nos deixa desanimar a frente das dificuldades, convém primeiramente entregar tudo nas mãos desse Deus tão bondoso e misericordioso.
Então que nós possamos ver nestas cruzes, a nossa verdadeira missão ajudar e amar o próximo, nas suas dificuldades e seus defeitos ajudando a construir uma Igreja e sociedade cada vez melhores.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
Luis Fernando A. Cruz

Uma Questão de Escolha - Padre Fabio de Melo

10/03
Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

Mensagens de Reflexão Lidas no Programa