quinta-feira, 10 de março de 2011

Dom Tarcisio abençoa a capela do Santíssimo da matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaúna.



O dia vinte de fevereiro deste ano tornou-se uma data memorável na vida das pessoas que participam da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaúna. Cerca de 700 fiéis se reuniram para render graças a Deus por ocasião da bênção da Capela do Santíssimo Sacramento na Matriz. A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Tarcisio Nascentes dos Santos e concelebrada pelo pároco, Padre João Batista e pelos Padres Everaldo e Carlos Henrique.
Durante a homilia, nas palavras dirigidas aos fiéis, Dom Tarcisio enfatizou a centralidade da Eucaristia, mostrando que ela é a presença salvífica de Jesus Cristo na comunidade dos fiéis. Disse ainda que a Igreja “vive do dom da Eucaristia” e o seu valor constitui “um tesouro espiritual colocado no centro da vida eclesial”. Aos pastores, que estão à frente das comunidades, Dom Tarcisio lembrou-lhes de, através do testemunho pessoal, estimular o culto eucarístico; e, aos fiéis, que se esmerem em alimentar a sua vida espiritual, visitando sempre o Santíssimo Sacramento.
A bênção da capela foi precedida pela trasladação do Santíssimo Sacramento. Este momento foi marcado por uma bela procissão luminosa pela Matriz de Nossa Senhora Aparecida. E, logo após, Padre João Batista expressou a alegria em participar de tamanha expressão de fé, tão significativa na vida daquela comunidade paroquial. Manifestou o desejo de que a paróquia seja o espaço onde os paroquianos tenham uma vivência Eucarística, marcada pela unidade, pois nenhuma comunidade cristã se edifica sem ter a sua raiz e seu centro na Eucaristia.
No final da celebração, Padre João agradeceu a todos que se empenharam para a realização daquela celebração. Igualmente, agradeceu aos benfeitores da paróquia, que foram fundamentais para a construção da capela.
Texto e Fotos: Marcelo Geraldo e Philipe Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVANGELHO DO MÊS LUIS FERNANDO

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

Queridos irmãos e irmãs, daqui a alguns dias estaremos vivenciando como igreja o tempo da quaresma, tempo este que nos faz voltar o nosso olhar para dentro de si e analisarmos nossas atitudes para que possamos melhorá-las.
O texto que iremos refletir é segundo Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois disse a todos: “ Se alguém quiser me quer seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” ¬¬¬_ Palavra da salvação.

Tomar a nossa cruz de cada dia. Este é o pedido de Jesus para cada um de nós. Há tantas cruzes no nosso dia-a-dia: na familia, o alcoolismo,as drogas , a falta de diálogo entre os cônjuges e os filhos, no trabalho: a falta de valorização, exploração, salários, na sociedade: a violência e a falta de amor, e no governo: a falta de recursos básicos ás pessoas necessitadas.
Não basta apenas carregar mas caminhar, tentar mudar estas realidades do nosso mundo de hoje.
Mas nunca poderemos carregar e mudar estas cruzes do mundo de hoje, sem a presença de Deus, pois é ela que nos dá perseverança e que não nos deixa desanimar a frente das dificuldades, convém primeiramente entregar tudo nas mãos desse Deus tão bondoso e misericordioso.
Então que nós possamos ver nestas cruzes, a nossa verdadeira missão ajudar e amar o próximo, nas suas dificuldades e seus defeitos ajudando a construir uma Igreja e sociedade cada vez melhores.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
Luis Fernando A. Cruz

Uma Questão de Escolha - Padre Fabio de Melo

10/03
Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

Mensagens de Reflexão Lidas no Programa