quinta-feira, 10 de março de 2011

Forania de Sant´Ana realizou encontro de preparação para catequistas


Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte


Forania de Sant’Ana realiza encontro de formação para coordenadores de catequese
No domingo, dia 27 de fevereiro, aconteceu, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o 1º Encontro Forâneo de Coordenadores de Catequese das Comunidades Paroquiais e de Crisma promovido pela Forania de Sant`Ana. O objetivo do encontro foi o de promover a integração entre todos os coordenadores, bem como o de reacender em seus corações, a chama do primeiro chamado a serem catequistas, verdadeiros discípulos de Jesus.
Orientados pelas coordenadoras da Forania Nossa Senhora da Piedade, Maria Inez e Gláucia, os participantes puderam experimentar momentos de profunda espiritualidade recordando o convite para iniciar na catequese, as dificuldades no caminho e a busca pelo constante aperfeiçoamento. Destacou-se que todo catequista nunca deve se esquecer daquele primeiro momento, da sua primeira experiência com o Amor de Deus que o impulsiona a caminhar sem desanimar. Gláucia citou a frase de Dom Helder Câmara: “Tudo aquilo que você encontra em seu caminho é feito para permitir que você ame cada vez mais”.
Diversas dinâmicas e partilhas foram propostas, dentre elas, a pintura em tecido na tentativa de retratar algo relevante na vida de fé de cada catequista. Segundo Maria Inez, este seria um momento de “retorno à infância”. O resultado dos trabalhos será matéria-prima para a confecção de uma “colcha de retalhos” que ficará como lembrança do encontro. Belos testemunhos foram acompanhados como o de Ana Cristina, uma catequista iniciante da Comunidade São Judas Tadeu da Paróquia Sant`Ana: “Por amor estou nesta caminhada. Quando pude sentir o quanto Deus me ama, não consegui guardar isso pra mim, quero que meus catequizandos também possam experimentar!”
Maria Inez ainda ressaltou que a Catequese enfrenta atualmente muitos desafios e uma grande insegurança que são resultado dos acontecimentos da atualidade. No entanto, “isto não pode nos fazer parar! A Catequese precisa ir além dos problemas!”. Recordou a passagem dos discípulos de Emaús, onde eles também se sentiam inseguros perante a “morte de Jesus” e, em toda a caminhada, Jesus Ressuscitado esteve com eles. Da mesma forma todo catequista deve saber que Jesus sempre está com ele.
“O nosso coração precisa arder por Jesus como aconteceu com os discípulos de Emaús; para que possamos levar nossos catequistas e catequizandos a reconhecê-Lo não somente na Eucaristia, mas também nos irmãos e no dia-a-dia de nossas vidas.” Maria Inez da Silva Batista.
Os coordenadores receberam também a visita do Padre José Geraldo que é o atual assessor Forâneo para a Catequese. Padre Zezinho proferiu algumas palavras, chamou a atenção para a importância do compromisso dos catequistas com Deus e com sua Igreja e deu a bênção para encerrar o encontro.
Pela equipe forânea de catequese Débora de Castro Castanheira.
Fotos: Rogéria Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVANGELHO DO MÊS LUIS FERNANDO

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

Queridos irmãos e irmãs, daqui a alguns dias estaremos vivenciando como igreja o tempo da quaresma, tempo este que nos faz voltar o nosso olhar para dentro de si e analisarmos nossas atitudes para que possamos melhorá-las.
O texto que iremos refletir é segundo Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois disse a todos: “ Se alguém quiser me quer seguir, renuncie a si mesmo tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” ¬¬¬_ Palavra da salvação.

Tomar a nossa cruz de cada dia. Este é o pedido de Jesus para cada um de nós. Há tantas cruzes no nosso dia-a-dia: na familia, o alcoolismo,as drogas , a falta de diálogo entre os cônjuges e os filhos, no trabalho: a falta de valorização, exploração, salários, na sociedade: a violência e a falta de amor, e no governo: a falta de recursos básicos ás pessoas necessitadas.
Não basta apenas carregar mas caminhar, tentar mudar estas realidades do nosso mundo de hoje.
Mas nunca poderemos carregar e mudar estas cruzes do mundo de hoje, sem a presença de Deus, pois é ela que nos dá perseverança e que não nos deixa desanimar a frente das dificuldades, convém primeiramente entregar tudo nas mãos desse Deus tão bondoso e misericordioso.
Então que nós possamos ver nestas cruzes, a nossa verdadeira missão ajudar e amar o próximo, nas suas dificuldades e seus defeitos ajudando a construir uma Igreja e sociedade cada vez melhores.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre!
Luis Fernando A. Cruz

Uma Questão de Escolha - Padre Fabio de Melo

10/03
Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

Mensagens de Reflexão Lidas no Programa